E aí pessoal, tudo bem?
No post de hoje darei dicas de como preparar uma aventura e tanto para sua viagem: o destino é a terra do sol nascente, o Japão! Já faz algum tempo que pensamos em ir e sempre tive a ideia de que seria muito caro e longe, até sentar, fazer as contas e descobrir que o custo é alto, porém nada além de uma viagem grande que se faz para outros destinos famosos do mundo, como cidades da Europa ou Estados Unidos, por exemplo. Quanto a distância, posso garantir que vale cada milha viajada!
Informação importante: com a pandemia, algumas regras podem sofrer alterações. Lembre-se de tirar suas dúvidas com o consulado japonês no Brasil e com sua cia. aérea.
Antes de mais nada, você precisa procurar com antecedência as passagens aéreas, pois elas ficam mais caras quando se aproxima do seu dia de viagem. Se possível, procure comprar com cerca de cinco a seis meses de antecedência, visto que esta é uma viagem que precisa ser planejada meses antes, pelas passagens e também pelas reservas de hotéis. Veja nossas dicas de passagens e seguros de viagem clicando aqui. O seguro também é importante, não se esqueça de contratar um. Quanto aos hotéis, mais uma vez, reservamos tudo através do Booking. Nossa jornada durou 16 dias – voamos pela Emirates, que é top de linha – e foi impressionante a cada minuto. SENSACIONAL!
Para visitar o Japão, você precisa tirar o visto japonês – que explico passo a passo, clicando aqui. É bem mais fácil que o visto americano, não precisa de entrevistas ou milhares de documentos, mas o visto de turismo tem validade de apenas 90 dias, portanto, não adianta tirar o visto com muita antecedência. No nosso caso, fomos viajar na primeira quinzena de julho, portanto, no meio do mês de maio tiramos nosso visto.
Temos agora parceria com o site oficial JR Pass! Link para compra direta e segura do meio de locomoção mais utilizado no Japão: Passes ilimitados para 7, 14 ou 21 dias: clique aqui.
Passes únicos, de região para região: clique aqui.
Outro passo é trocar seu dinheiro: pesquisando muito, vimos que levar em dólares é uma opção. Podemos trocar pelo iene japonês chegando lá – em nosso caso no aeroporto de Narita, em Tóquio, ou até mesmo nas casas de câmbio da cidade. Não compensa levar em reais. Com a cotação do dólar turismo acima dos R$3,50, compensa trocar seus reais por ienes aqui ou levar dólar para trocar depois no Japão. Levamos uma parte em iene daqui do Brasil e uma parte em dólar para trocar. O iene, na cotação atual (por volta de 4 reais o dólar – julho 2019) está entre: a cada 100 ienes, temos 1 dólar. Dessa maneira, para ficar mais fácil de fazer a conversão: corte os dois últimos zeros! Ex: uma camiseta que custa 1.600 ienes, vai custar em média uns U$16.
Um outro item importante e que compensa se você irá ficar mais de uma semana no Japão, é o JR Rail Pass, uma espécie de cartão que vendem apenas para turistas em seu país de origem (não esqueça de comprar aqui, porque não vende no Japão) sendo vendido para 7, 14 ou 21 dias consecutivos. Você pode andar o quanto quiser em trens, e shinkansen (a famosa linha de trem-bala do Japão) exceto os shinkansen “Nozomi” e “Mizuho” (os trens vala têm nomes diferentes, dependendo da velocidade que viajam, esses dois são os mais rápidos que existem por lá). Se precisar andar de metrô, esse passe deve ser pago à parte, mas em Tóquio principalmente, os trens da linha JR te levam para a maioria dos lugares. O custo é alto, porém vantajoso, visto que uma única passagem de shinkansen pode custar 1/3 do valor total do JR Rail Pass e, em nosso caso, andamos mais de três vezes, então compensou muito. Clique aqui para mais detalhes do JR Rail Pass e da internet no Japão. Um dos meios para se obter a interne daqui do Brasil é alugando um aparelho para andar com ele no bolso, os chamados Pocket Wi-fi. Você aluga pelo site, imprime um voucher, retira e devolve no aeroporto em que você irá utilizar no Japão com a apresentação do voucher e de seu passaporte. Eles também são alugados por dia e, sinceramente, vale cada centavo por você ter internet boa e de qualidade consigo, para andar a pé, de metrô e até mesmo usar o tradutor! Uma verdadeira mão na roda. Um único aparelho conecta até dez aparelhos de celulares. Alugamos e pagamos por 14 dias, sendo que retiramos e devolvemos o aparelhos Post Office em Narita, no terminal 2.
Obs: no mesmo site (clique aqui) você pode comprar o JR Rail Pass e alugar o Pocket Wi-fi. Ambos lhe darão um voucher, ao qual se deve trocar cada um em seu guichê, respectivamente, ainda dentro do aeroporto na hora do desembarque. Existe ainda um site que vende pacotes e ingressos de parques e passeios por toda Ásia através da internet, o KLOOK, onde compramos nossos ingressos e o Express Pass (o fura filas) da Universal Studios Japan. Funciona e recomendo. Clique aqui para ir ao site. O link para o aplicativo de celular: Klook (IOS); Klook (Android).
Você estará pronto para embarcar! Aproveite muito, pois o Japão, um país de primeiro mundo, tem tudo e mais um pouco para te oferecer, seja qual for o seu gosto… vale muito a pena mesmo. Boa viagem! Confira nossos vídeos com um resumo e custos da nossa viagem: