Olá pessoal!
Uma das grandes dúvidas a respeito de viagens de avião (seja a primeira ou a trigésima vez que você vai kkkk) é a respeito da bagagem. Existem regras impostas pela ANAC que dão as diretrizes de como proceder nos voos em nosso país. Neste ano de 2017 as regras mudaram e, a partir do mês de junho, elas passaram a valer praticamente para todas as empresas. Buscarei esclarecer as dúvidas de um modo geral e, se ainda ficar faltando algo, é só deixar nos comentários que respondo, ok?
Bagagem de mão: é uma malinha menor, onde você levará seus pertences mais pessoais (notebook, tablet, dinheiro, documentos, etc). Essa será com dimensões e peso menores, conforme explicarei a seguir. Se for fazer uma viagem internacional, consulte a sua empresa aérea para ver a diferença de pesos e medidas de bagagem que mão que ela pratica. Isso pode variar de um país para outro. Lembre-se que a bagagem de mão deve ser acomodada abaixo do assento à sua frente ou nos compartimentos acima dos passageiros, por isso devemos respeitar as regras. Em geral, os passageiros têm direito a levar uma mala de mão que pode ser da seguinte forma:
- Posso levar na bagagem de mão: Uma bolsa de mão, maleta ou equipamento que possa ser colocado embaixo do assento do passageiro ou em compartimento próprio da aeronave; Um sobretudo ou manta; Um guarda-chuva ou bengala (desde que não seja pontiagudo); Uma máquina fotográfica pequena e um laptop. Além de mamadeiras e papinhas industrializadas para quem viaja com bebê, cosméticos sólidos como batom, por exemplo, medicamentos essenciais com prescrição médica (incluindo insulina para diabéticos). Medicamentos que não precisam de prescrição médica, como colírio e soro. É claro que você pode levar um livro, descanso de pescoço, Ipod e outros afins deste gênero. Os itens pessoais líquidos não podem ultrapassar frascos de 300 ml e máximo de 1.2L em voos nacionais e nos voos internacionais, frascos de no máximo 100ml não ultrapassando 1L no total, acondicionados em sacos plásticos transparentes tipo ziploc. O restante deve ser despachado.
- Não posso levar na bagagem de mão: comidas (comidas sólidas não podem ultrapassar 100 gramas), bebidas (bebida alcoólica totalmente proibido), objetos cortantes e pontiagudos, líquidos inflamáveis, (tem muitos alicates de unhas, tesourinhas, faquinhas, álcool em gel, cremes… se você levar algum desses itens, eles fazem você jogar mesmo, não tem outro jeito!).
- Comidas e bebidas dentro do avião: Alguns voos oferecem como cortesia refeições ou lanches, outros voos costumam cobrar. Água, é só pedir para os comissários de bordo do avião, sem custo algum… não se preocupe, você não precisa ficar com sede.
Bagagem despachada: é aquela bagagem maior, que ao fazer o check-in no guichê de sua companhia aérea, você despacha para o local de destino. É nela que você colocará a maior parte de seus pertences (porém não os de maior valor, como joias, notebook, dinheiro e documentos). Essa será sua maior mala. Se for necessário despachar um item de grande valor, você deve pedir uma declaração e preencher no momento do check-in. Os pesos e quantidades são diferentes, dependendo se for voo doméstico ou internacional.
Nestes links do site da ANAC abaixo você poderá encontrar informações mais detalhadas sobre as novas regras de despacho de bagagem:
Novas Regras do Transporte Aéreo
De qualquer forma, como estamos em um momento de transição dessas mudanças, entre em contato com a cia aérea que irá viajar para tirar dúvidas e poder viajar com mais tranquilidade.
Importante: Se você for fazer algum voo com escala, consulte o funcionário da companhia aérea na hora do check-in para saber se sua mala chegará direto no destino final ou se você terá que pegar a mala e despachar novamente na hora da conexão. Tome muito cuidado com isso, pois senão você poderá chegar ao seu destino sem sua mala… e poderá ter uma dor de cabeça e tanto. Geralmente a mala vai direto para o destino final, porém, não custa perguntar. Voltando dos Estados Unidos fomos informados de que a mala chegaria em nosso destino final (Campinas), porém fizemos escala em Brasília e, por sorte, minha mala estava bem marcada e era vermelha, eu a vi passando na esteira e peguei kkkkk. Pura sorte! Chegaria em Campinas e minha mala não. Portanto, todo cuidado é pouco. Sinalize sua mala com laços, e outras coisas que a diferencia das outras.
Outra dica importante: fotografe suas malas antes de despachar e, se possível, faça uma postagem para ter como garantia de que sua mala estava inteira, caso ela seja danificada durante o voo. Assim fica mais fácil de resolver e conseguir seus direitos. Caso ocorra, já contate a cia aérea antes de sair do aeroporto!
Nunca esqueça seus documentos, passagens aéreas e seus cartões de crédito na hora de viajar. Contrate um seguro viagem (clique aqui), reserve seu hotel pelo booking (clique aqui) e na dúvida, é só perguntar, estamos prontos para te ajudar. Uma boa viagem!