Olá pessoal! Um dos lugares mais visitados do mundo (e um dos próximos da minha lista de viagens) é Machu Picchu! Praticamente o maior sítio arqueológico da Civilização Inca e um lugar que encanta a todos por sua beleza. A melhor época para ir até lá é entre maio e setembro, porque chove menos, principalmente em junho e julho. Por isso são os meses mais cheios e, a primeira dica é: comprou a passagem de avião e definiu a data de sua viagem, compre antecipadamente a entrada para Machu Picchu aqui do Brasil mesmo, pelo site oficial do governo peruano. A dica é não ir aos domingos, porque fica muito lotado e os peruanos tem tarifa especial, sendo assim, o local fica cheio com mais facilidade. Por que comprar antes? Porque o número de visitantes por dia é limitado! O dinheiro local é o soles, mas pelo que pesquisei, o dólar também é bastante aceito em vários lugares. Portanto, não compensa levar reais ou soles e sim dólar. Se precisar, você troca seus dólares nas casas de câmbio por lá, mesmo que a moeda americana esteja com cotação alta no Brasil, ainda vale a pena.
Você pode optar por comprar diferentes ingressos em diferentes horários. A foto ao lado mostra o site para a compra. Do lado esquerdo você seleciona o local que quer ir e o tipo de ingresso: somente Machupicchu, Machupicchu + Huaynapicchu ou Machupicchu + Montaña. São três passos para comprar neste site, onde você informa seu nome, documentos, entre outras coisas. Existe também este site para a compra dos ingressos. Eles começam com preços a partir de 62 dólares (ingressos normal). Pense em qual destino quer, o mais básico, somente Machu Picchu você já consegue a famosa foto em cima da montanha, as outras opções exigem um pouco mais de preparo para subir a montanha e, com certeza, ter uma vista ainda mais espetacular.
A cidade que geralmente os turistas ficam hospedados é Cusco, onde tem ótimos hotéis e restaurantes, além do artesanato. Voos saem de São Paulo e geralmente têm uma parada. Com isso, a média total até a chegada em Cusco é de 8 a 9 horas. Procure ficar nos arredores da Plaza das Armas, o centro da cidade. A partir de lá você consegue fazer os passeios pela cidade, pelos sítios arqueológicos ao seu redor (como o Vale Sagrado e até mesmo um City Tour) antes mesmo de visitar Machu Picchu em si. A história deles está ligada com a história da cidade perdida Inca, por isso é interessante deixar Machu Picchu para depois, ficando o melhor para o final.
A visita para a cidade deve ser bem programada e uma dica é que a altitude faz o cansaço ser maior, até mesmo para quem gosta de bebida alcoólica, sobe bem rápido (kkkk). Para ajudar com a altitude, beba o chá de coca que os hotéis servem de cortesia, até mesmo pegue folhas de coca para mastigar antes de começar o passeio, ajuda no mal estar que muitos sentem, como enjoos e até mesmo dores de barriga. Independente da previsão do tempo, vá agasalhado, pois você sai de manhã, mas com roupas confortáveis e tênis, pois conforme o dia passa, a temperatura pode aumentar. Leve água para se hidratar e lanches leves, como frutas e barras de cereais. Não se pode entrar com comida no parque, mas você pode alugar um armário antes de entrar e sair para comer a hora que sentir necessidade, depois pode voltar para dentro sem problemas. Ali ainda você conta com lanchonetes, porém com preços bem salgados. Mas vá preparado, pelo menos uma refeição você fará por lá. Saindo do seu hotel de Cusco, siga até Águas Calientes e se hospede uma noite por lá, já que você irá acordar cedo para aproveitar o seu passeio. Você pode pegar um táxi até a estação de Poroy, a cerca de vinte minutos de Cusco. As empresas Peru Rail e a Inca Rail oferecem várias saídas até o destino. Outra estação que parte para Águas Calientes (que fica a cerca de 1h30 de Cusco) é a de Ollantaytambo. Os tickets para os trens podem ainda ser comprados nas agências próprias na Plaza das Armas e custam em torno de U$150,00 ida e volta. Para retornar, a dica que li é voltar pela estação de Ollantaytambo, pois a viagem é bem menos cansativa. Não confie em tempos apertados, se organize e conte com imprevistos e atrasos dos trens e ônibus. Nunca se esqueça de andar com seu passaporte e documentos, eles servem para a entrada no parque juntamente com o ingresso. Já em Águas Calientes não se tem muito o que fazer a não ser comer e descansar. Por isso jante cedo e escolha um hotel para dormir, pois no dia seguinte a dica é acordar cedo para pegar o primeiro trem para Machu Picchu, que começa com o horário de saída às 5h30 da manhã (a viagem dura cerca de 20 minutos e custa U$19 subida e descida). Você ainda pode escolher ir a pé, mas não é tão recomendado, pois dura cerca de 1h30 para chegar e você já estará um pouco cansado para aproveitar o passeio lá dentro, que é cheio de subidas e descidas. Aproveite para ir cedo mesmo, pois dizem que a vista do nascer do sol é maravilhosa! Seu passeio irá durar o dia todo, vá descansado e guarde suas energias, pois a visita dentro de Machu Picchu, a mais básica, sem subir as montanhas, costumam durar de três a cinco horas. Você pode contratar um guia na entrada (o que não é obrigatório, mas vale muito a pena, pois você conhece a história com mais detalhes – eles falam em inglês ou espanhol) que custa em torno de U$60, valor que pode ser dividido por um grupo, por exemplo. Sentiu vontade de conhecer esse lugar magnífico? Segue algumas fotos e vídeo para você apreciar:
Ainda no Peru, você pode tirar um dia para apreciar as “Salinas de Maras”, a menos de 50km de Cuzco (cerca de 1h de viagem). Uma área de evaporação de sal (a mesma dos tempos incas) com um sistema de canais de cair o queixo, uma “Mina de sal” que vale a pena a visita. A paisagem é demais! Vale a pena conhecer também, no mesmo passeio, Moray, um centro arqueológico de paisagem deslumbrante e engenhosa. Uma dica para contratar tour pela cidade, segundo alguns blogs de viagem que pesquisei, é a Fabulous Peru Tours (clique aqui para o site oficial deles). Nesta agência certificada pelo Ministério de Turismo do Peru tem vários pacotes à sua escolha. Dê uma olhada no site e decida qual passeio você está disposto a fazer por lá.
Neste link você poderá ver um slide com fotos surpreendentes de Machu Picchu e sua vontade de visitar a Cidade Inca irá crescer ainda mais! Boa viagem!
Obs: Quero agradecer os sites onde consultei as melhores dicas: “Nômades Digitais” e “Viaje na Viagem”. Muito obrigado!
Fotos: FreeImages
Olá gente!
primeiramente parabéns pelo blog, ótimas recomendações.
Quando se planeja uma viagem para o Peru, a primeira coisa em que pensamos é Machu Picchu. Sem dúvidas é um dos lugares mais lindos que vi na vida, mas o país como um todo tem muito a oferecer
Convido-lhes a conhecer Machu Picchu Uma das 7 Maravilhas do Mundo.
Muito obrigado Victor! Com certeza Machu Picchu é um dos lugares que estão em nossa lista! Esperamos poder conhecer o mais breve possível!