Olá pessoal, tudo bem?
Neste post falaremos sobre uma das praias mais bonitas do litoral norte de São Paulo: Maresias, em São Sebastião. Nossa experiência nesta praia no verão foi sensacional, com um mar limpo de águas claras, praia limpinha e uma ótima infraestrutura: de barraquinhas com boas comidas e bebidas, além de um ótimo centrinho de entretenimento. Começamos falando pela nossa hospedagem: Pousada Katmandu. Sabe aqueles lugares em que você supera as expectativas e se sente verdadeiramente relaxado? Esta é a pousada para isso. Ótimo atendimento, com uma área comum bem diferente, sala de tv aconchegante, café da manhã excelente e uma piscina muito boa. Os quartos lembram um chalé e constituem-se de banheiro, quartos e cozinha compacta. Você pode alugar como sempre fazemos, pelo Booking. Veja algumas fotos da pousada, que por si só, já é um passeio a parte e dá para relaxar bastante:
Sobre a praia de Maresias, conhecida pelos surfistas, o Instituto Medina (do Gabriel Medina) e com ondas fortes, as águas relaxantes e nem tão geladas relaxam qualquer um. No começo do mar, a água tende a ser mais profunda, porém, com alguns passos você encontra um banco de areia e ela volta a bater nas canelas. Deu para aproveitar muito e por sorte não pegamos nenhum dia de chuva. As comidas/porções são bem servidas, e as bebidas estupidamente geladas. Mas é claro que você acaba pagando por tanto conforto e beleza. Uma lata de refrigerante ou cerveja não sai por menos de R$ 5,oo. Mas, como todo bom brasileiro, você pode levar se cooler e saborear sua bebida geladinha juntamente com as porções das barraquinhas, que te fornecem cadeiras e guarda-sol. Nossa pousada tinha convênio com a barraca Brisa do Mar. Porém, vimos em algumas barracas que, se você escolher aleatoriamente, eles cobram um mínimo de consumo por cada cliente para emprestar as cadeiras, uma média de R$20,00 por cliente:
Em uma manhã, saímos para fazer algumas gravações com o drone e fomos até a ponta esquerda da praia, onde rio e mar se encontram. Andando um pouco sobre as pedras, você chega a uma mini praia ainda do lado de Maresias, com uma pequena faixa de areia. Existem ainda trilhas para se fazer de uma praia a outra, passeios de barco, escunas e passeios de banana. A praia é agitada, mas ao mesmo tempo sossegada, sem ficar lotada, a ponto de um guarda-sol do seu vizinho ficar “colado” no seu. Gostamos demais. A noite no centrinho do bairro, temos bons restaurantes, lojas para comprar lembrancinhas, feirinhas típicas de praia, lanches, cafés, música ao vivo e sorveterias: uma das mais famosas (e caras!) é a sorveteria do Rochinha, mas que vale a pena conhecer, pois os sorvetes são deliciosos. Eles vendem picolés e self-service. Nesta praia você também encontra o Instituto Gabriel Medina. Andar a noite é bem sossegado durante a semana, já nos finais de semana o local fica bem agitado. Quando fomos, estava sendo realizado o Festival de Verão, com shows e Food Truck para você se deliciar. Tem ainda pertinho da praia um supermercado para você comprar coisas rápidas. Não é o mais barato, mas dá para aproveitar bem na compra de alguns itens:
Existem outras praias tão bonitas quanto a de Maresias (mais de 30, para falar a verdade) na região de São Sebastião/Bertioga e que, se você estiver de carro, pode se aventurar, algumas delas são: Toque Toque Pequeno, Toque Toque Grande, Boiçucanga, Barra do Sahy, Juquehy, Barra do Una, Paúba e Boracéia. Espero que tenham gostado do post e, qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários. Boa viagem!