Montevidéu é a linda capital do Uruguai, nosso país vizinho que tem uma qualidade de vida muito boa. A cidade é muito bonita, com um certo charme e cheia de atrativos para os turistas que gostam de curtir uma boa música, bons vinhos e comida. Existem diversos hotéis pela cidade, mas aconselho se hospedar perto do centro, pois você poderá fazer a maioria dos passeios a pé. Outros mais distantes você consegue fazer de ônibus ou mesmo de táxi, que não é um meio de transporte caro por lá. Mas nada como caminhar pelas ruas e descobrir cada cantinho que a cidade tem para te oferecer. Uma boa notícia para os adeptos de tecnologia, em muitos pontos da cidade tem rede Wi-Fi gratuita. Para viajar com segurança, contrate um seguro viagem, que tenha uma boa cobertura, inclusive quando se fala da COVID. A média de um bom seguro gira em torno de uns R$ 200,00 por pessoa. Após pesquisar suas passagens e hotéis através das dicas de nosso site (voos diretos da cidade de São Paulo duram menos três horas até Montevidéu), tenho uma sugestão de hotel para fazer: Hotel América. Ele fica praticamente no centro da cidade, ótimo hotel, com café da manhã e conforto. Pelo link do booking que você encontra em nosso site, você pode reservá-lo sem problemas. Não me canso de falar, sempre reservo pelo booking e nunca fiquei na mão. Segue algumas fotos do hotel e seus arredores, tem até Mc Donald’s na esquina, casa de câmbio e um dos restaurantes mais famosos de Montevidéu: La Passiva, que fica a um quarteirão.
Falando em dinheiro: Não compensa levar todo o dinheiro daqui do Brasil, as taxas são mais caras. Leve somente um pouquinho dos pesos uruguaios para pagar o táxi e troque uma parte no próprio aeroporto e nas casas de câmbio confiáveis que se encontram pela principal avenida, a Avenida 18 de Julho, assim como em seus arredores. As notas de pesos uruguaios são de 20, 50, 100, 200, 500, 1.000 e 2.000. Confira sempre a cotação do peso uruguaio em relação ao real, geralmente a cada 1 real você consegue cerca de 8 pesos uruguaios (depende mesmo da cotação do dia e do local de troca). É muito fácil trocar nossos reais por lá. Ainda no desembarque, procure o stand dos táxis credenciados e oficiais do aeroporto. Irão aparecer diversos taxistas, mas é sempre mais confiável o táxi oficial. Você até já pode deixar agendado o seu retorno, eles te pegam no hotel, conforme você combinar. Irei dividir esse roteiro por dias (seis neste caso), mas você pode escolher o que quiser fazer, ou até mesmo modificá-lo de acordo com o seu tempo e a duração da sua viagem. Acredito que pelo menos três dias inteiros são necessários para você conhecer Montevidéu com calma. Fiquei uma semana e essa foi a divisão da viagem:
Primeiro dia:
Praça Independência: É a principal praça da cidade, com o famoso Palácio Salvo e a estátua de José Artigas (o militar herói do país). Escadas abaixo da estátua te levam ao mausoléu dele que pode ser visitado durante o dia.
Porta da Cidadela: um dos outros cartões postais de Montevidéu, fica ainda na Praça Independência e a partir dela você entra na “Ciudad Vieja”, com as ruas antigas, feirinhas, restaurantes, galerias de arte e no final de tudo, o porto e o mercado.
Catedral Metropolitana de Montevidéu: Fica localizada na Plaza de la Constitución e é caminho para quem está indo a pé da Praça Independência até o mercado. É a principal igreja católica de Montevidéu, a igreja Matriz, construída ainda no tempo colonial. Antes de chegar ao mercado você também pode saborear deliciosos cafés no famoso Café Brasileiro, que fica no endereço: Rua Ituzaingo, 1477.
Museo del Carnaval, Porto e Mercado del Puerto: O Museo del Carnaval mostra essa arte do povo uruguaio, muito bonito e aconchegante. Ele é pequeno, a visita não dura mais que uma hora. Ele fica aberto de quarta a domingo das 11h as 17h e funciona todos os dias no verão. Ele fica em frente ao porto e colado ao Mercado del Puerto onde você tem parada obrigatória para saborear o churrasco e uma das bebidas mais famosas por lá: o Medio y Medio (mistura de vinho branco e espumante). A cada restaurante dentro do mercado, eles te oferecem um copinho desta bebida para te agradar enquanto você vê o cardápio. Vale muito a pena comer por lá.
Depois disso, voltando até o centro da cidade, caminhe pelas calçadas ao lado do Rio de la Plata, é uma vista incrível!
Segundo dia:
Passeio pela Avenida 18 de Julho e seus arredores: Essa é a principal avenida da cidade, onde passa a maioria dos ônibus se você for fazer um passeio mais longe (essa avenida fica a meio quarteirão do Hotel América). É nessa avenida que você encontra uma das unidades do famoso restaurante La Passiva, para comer deliciosos chivitos (lanches) e panchos (cachorro quente) como mostra as fotos abaixo. Ainda na avenida, você encontra lojas, casas de câmbio, a famosa Fuente de los Candados (Fonte dos Cadeados) para você deixar o seu cadeado com o nome seu e do seu amor!
Teatro Solis: Inaugurado em 1856, é o principal teatro de Montevidéu e fica perto da Praça Independência, onde é possível fazer visitas guiadas (uma das atrações mais procuradas pelos turistas) ou até mesmo conferir alguma apresentação, que foi o que fizemos: conferimos a Filarmônica da cidade. Horário da visita guiada – terças e quintas, às 16h; quartas, às 11h, 12h e 16h; sextas e domingos, às 11h, 12h e 16; sábados, às 11h, 12h, 13h e 16h. O ingresso custa cerca de 20 pesos uruguaios em espanhol e 40 pesos uruguaios em português ou inglês. Às quartas, o tour em espanhol é gratuito. Fiquem atentos pois não funciona às segundas. Também tem um restaurante do teatro que é bem chique!
Bar Fun Fun: a noite, perto do Teatro Solis, não deixe de visitar o Bar Fun Fun (lê-se como escreve). Pequeno e aconchegante, tem uma comida deliciosa, bebidas típicas e um palco minúsculo onde, acreditem, apresentam-se cantores e dançarinos de Tango! Um show a parte.
Terceiro dia:
Feria Tristán Narvaja: É uma feira mega famosa em Montevidéu que acontece aos finais de semana. Lá você encontra de tudo, desde antiguidades, até roupas, comidas e animais. Vale a pensa visitar e encontrar muita diversidade em um só lugar.
Mirador Panoramico da Intendencia de Montevideo: na Av. 18 de Julho, situado no último andar do prédio da Prefeitura (Prédio da Intendência), fica um “mirante panorâmico”, onde você sobe através de um elevador e tem uma linda vista da cidade. Veja o vídeo e as fotos:
Quarto dia:
Praia de Pocitos, Parque Rodó e shopping Punta Carretas: É um dia diferente, que você pode pegar um ônibus até o Parque Rodó a partir da Av. 18 de Julho ou até mesmo um táxi. Esses três pontos turísticos são relativamente perto um do outro. A Praia de Pocitos é uma das mais famosas da cidade, com restaurantes e bares mais chiques, o Parque Rodó é uma área linda, com muitas árvores e flores, uma delícia para descansar a mente. Ainda perto você encontra o shopping Punta Carretas, com diversas lojas e restaurantes para todos os gostos. Comemos um lanche e, como a maioria das comidas em Montevidéu, veio batata (em bolinha) de acompanhamento. No dia que fizemos esses passeios, tinha um parque ao lado da praia e aproveitamos para dar algumas risadas!
Quinto dia:
Estádio Centenário e Zoológico: Nesse dia, pegamos um ônibus na Av. 18 de Julho até o Estádio Centenário. Visitamos o estádio e o Museu do Futebol que fica dentro dele. Muito bacana, vale muito a pena. Na época em que fomos (julho 2013) as visitas funcionavam de segunda a sexta das 10h as 18h e custavam em torno de R$ 10,00. Perto do estádio também tem o Zoológico da cidade, que não é muito grande e estava um pouco abandonado, mas ainda assim valeu a visita. Andando por lá encontramos até uma feira!
Palácio Legislativo: Tem uma visita guiada que não pude fazer, pois estava fechado para visitas no dia, mas a entrada é pela Av. General Flores e as visitas guiadas são entre 10h30 e 15h e a entrada custa cerca de U$ 3,00. Por fora o prédio já é bonito, assim como o hall que pudemos ver.
Ainda para os amantes de arte, até mesmo o Cemitério Central – Cementerio del Buceo – é cheio de obras de arte, com vista para o rio e tudo!
Sexto dia:
Passeio Vinícola Bodega Bouza: A Bodega Bouza é visita obrigatória para os amantes de vinho. Eles tem uma visita guiada com degustação ao final que você não pode perder. Quem quiser também pode almoçar no restaurante – pode até mesmo fazer reserva do seu hotel. Porém, a visita com a degustação já vale muito a pena! O lugar é lindo, você vê como fazem os vinhos, onde os armazenam e, lógico, no final pode entrar na loja climatizada e comprar quantos quiser! Sugiro que tente fazer a reserva de sua visita pelo seu hotel. Os horários de visitação são:
De segunda a sexta – 11:00; 13:30 e 16h/ Sábado, domingo e feriado regional: 11h e 16h. – Quando visitamos, custou U$17 (dólares americanos por pessoa). A degustação custou mais U$35 por pessoa, com direito a prato de frios e degustação de quatro vinhos diferentes. Clique aqui para ver as avaliações do TripAdvisor. Eles ainda tem uma coleção de automóveis antigos para você contemplar.
A Bodega Bouza fica localizada no endereço: Camino La Redencion 7658, 12500 Montevideo. O jeito mais fácil de ir é pedindo um táxi em seu hotel.
Passeios de um dia:
Geralmente os hotéis oferecem excursões de um dia, onde você pode visitar cidades vizinhas, como a Colonia del Sacramento e Punta del Este. Se sobrar tempo, você ainda pode visitar o Jardim Botânico e a Fortaleza del Cero, dois pontos turísticos famosos da cidade. Fora isso, você encontra pelas ruas os supermercados com comidas, bebidas diferentes, cervejas, refrigerantes, sucos e o delicioso alfajor. Para nossa despedida, na última noite, comemos mais panchos no La Passiva, já com vontade de quero mais. Aproveite as dicas e boa viagem!
Fiquei com mais vontade ainda de ir!!!! Muito bom o post…